› Home  › Notícias  › Notícia

IPVA em Minas será 13% menor em 2010

      O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2010 dos veículos emplacados em Minas Gerais terá redução de 13%, em média. A taxa de licenciamento, que em 2009 custou R$ 57,99, também ficará um pouco menor neste ano, em R$ 57.
      Os proprietários dos 5,9 milhões de veículos emplacados em Minas Gerais também vão pagar menos a partir de 2010 pelo serviços e taxas cobrados pelo Detran. A alíquota zero do IPI para as montadoras também contribuiu para a queda do IPVA em todo o Brasil. Mesmo com a redução do imposto, provocada pela queda dos preços dos carros, a Secretaria de Estado da Fazenda anunciou que não haverá queda na arrecadação. O motivo é que o Estado ganhou milhares de novos veículos na sua frota. A redução maior do imposto será para os seminovos.
      O desconto de 3% para pagamento à vista do IPVA será mantido em 2010. Para quem optar pelo parcelamento, os vencimentos serão em janeiro, fevereiro e março, mesmos prazos de 2009. Para receber o certificado de licenciamento, o proprietário precisa pagar o IPVA, o licenciamento, o seguro obrigatório (Dpvat) e as multas de trânsito.
      Em 2010, os proprietários também vão pagar menos para emplacar e transferir veículos. Tirar carteira de habilitação em Minas também vai ficar mais barato. No ano passado, no pico da crise econômica mundial, as taxas em Minas subiram em média 9%.
A alíquota do IPVA é de 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários; de 3% para caminhonetes de carga e furgões; de 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários de transporte público e motocicletas; e de 1% para veículos de locadoras e ônibus, microônibus e caminhões.
      Para consultar o valor do IPVA em Minas Gerais, de acordo com a marca e o modelo do veículo, basta acessar o site: ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/pesq_marcamodelo.jsp. Para emitir o boleto para o pagamento do IPVA, o site é: ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/solicit_guia.jsp. Os bancos conveniados com a Secretaria de Estado de Fazenda que recebem o imposto são: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Itaú, HSBC e Banco Real. Os correntistas destes bancos não precisam emitir a guia e pagam diretamente no caixa eletrônico apresentando o número do Renavam.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880