› Home  › Notícias  › Notícia

Você Sabe Quem Foi Sylvio Menicucci?

       A Rua Sylvio Menicucci começa na Rua Ignácio Alves Martins e termina na própria Rua Ignácio Alves Martins. Isso porque ela faz uma alça de retorno durante sua extensão que tem aproximadamente 400 metros. Ela fica em um ponto alto do Buritis e quase na divisa com o bairro Palmeiras. Mas quem foi Sylvio Menicucci para ter seu nome eternizado no Buritis?
      Ele nasceu em Lavras, Minas Gerais, em 13 de fevereiro de 1914. Filho do ex-deputado Paulo Menicucci e de Maria do Carmo Menicucci, o doutor Sylvio, como era conhecido em Lavras, fez o curso secundário no Instituto Gammon de Lavras e o superior na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual se graduou em 1939.
      No Rio de Janeiro conheceu aquela que seria sua esposa Nerina Menicucci e com ela teve cinco filhos: Carmem, Marilena, Paulo, Gilda e Jussara. De volta a Lavras passou a clinicar, sendo Diretor da Santa Casa de Misericórdia, cujo serviço de cirurgia chefiou durante muitos anos.
      A política já fazia parte da sua vida desde a sua mocidade, pois seu pai Paulo Menicucci, iniciou a sua carreira como vereador, sendo presidente da Câmara e posteriormente elegeu-se prefeito da cidade e também deputado estadual para a 9ª e 10ª legislaturas (1923-1930). Através da medicina, Sylvio Menicucci prestava relevantes serviços à comunidade lavrense. Com o reconhecimento do seu trabalho pelo povo da cidade e inspirado pelos ensinamentos do seu pai, ele iniciou sua carreira política em 1959, quando foi eleito prefeito de Lavras com uma votação expressiva.
      Em 1967, Sylvio Menicucci elegeu-se deputado estadual para a legislatura de (1967-1971), durante a qual foi líder do MDB e membro da Comissão de Educação e Cultura. Como defensor emblemático da democracia e apoiador inegável de Juscelino Kubitschek de Oliveira, ele foi vitima dos golpistas e teve seu mandato cassado em 17 de outubro de 1969, por força do Ato Institucional nº 5.
      No meio político Sylvio Menicucci fez grandes amizades e conseguiu ser um dos políticos mais influentes do Estado. Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves tiveram em Sylvio Menicucci um grande apoiador e incentivador dos progressos que o Estado e o País atravessavam naquela época.
      O político bondoso e corajoso faleceu em 17 de outubro de 1982 e recebeu as maiores homenagens possíveis no meio político e em sua terra natal. O fruto da política honesta e corajosa foi mantida por dois de seus filhos, Paulo e Jussara Menicucci, que ocupa pela segunda vez o executivo lavrense.
      O fato de Sylvio Menicucci ter seu nome em uma rua do Buritis se deve a ao Decreto nº 7.493 de 23 de dezembro de 1992 assinado pelo então prefeito de Belo Horizonte Eduardo Azeredo. Se você não sabia, agora sabe quem foi Sylvio Menicucci.
 
 

Rua Cristiano Moreira Sales, 150, Sala 810, Bairro Estoril - Belo Horizonte - Minas Gerais. CEP: 30.494-360. Telefones: (31) 2127-2428 / (31) 99128-6880